Com o objetivo de analisar se as práticas relacionadas ao uso da robótica educacional constituíram-se como experiências de aprendizagem inventiva para os estagiários participantes da pesquisa, o estudo promoveu a prática formativa com o uso da robótica educacional no estágio-docência do curso de Licenciatura em Matemática na UEG local e promoveu a aprendizagem inventiva nos participantes. Dessa pesquisa, o professor Marcos Roberto, docente do curso de Matemática da UEG - Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis, desenvolveu a tese “Experiência com Robótica Educacional no Estágio - Docência: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática”.
Recentemente, o estudo foi selecionado pela Comissão de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para indicação ao Prêmio Capes de Tese 2021. Após avaliação da comissão de premiação instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, o resultado será divulgado em setembro.
De acordo com o professor doutor Marcos Roberto, a pesquisa se desenvolveu mediante parcerias importantes advindas dos estagiários do curso de Matemática, do curso de Eletro-Eletrônica do SESI-SENAI, do grupo de pesquisa NUPEME (UFU) e de tantos outros professores, alunos e instituições escolares que abriram espaço à implementação do estudo proposto.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos em nossa pesquisa, em especial aos estagiários participantes e a todos os professores e funcionários da UEG, na pessoa do coordenador geral do câmpus Sudoeste, professor D.r Roberto Barcelos e da professora D.ra Maria Marta, coordenadora do curso de Matemática. Também estendo meus agradecimentos à minha esposa Dayene, pela compreensão nos momentos que me dediquei à escrita da tese.”
A análise foi realizada a partir das experiências e estratégias vivenciadas pelos estagiários nas etapas de construção de robôs, pela organzação das atividade de conteúdos que se relacionavam aos princípios da robótica e, por fim, por meio das aulas concretizadas nas escola-campo de estágio. Nas palavras do autor da tese e parte de seu estudo:
“A produção das propostas educacionais com o uso da robótica funcionou como um ponto de fuga em relação ao modelo da representação, deslocando o uso da matemática como uma ferramenta com foco exclusivo na solução de problemas e representação do mundo, para o uso dos conhecimentos matemáticos em meio às experiências de problematização e de invenção das propostas educacionais até então desconhecidas para os participantes da pesquisa.” (SILVA, 2020, p.81)
Com o estudo, o professor doutor Marcos concluiu que a implementação dos dispositivos robóticos no estágio-docência foram primordiais para o desenvolvimento de experiências formativas inovadoras entre os estagiários de Matemática, o que pôde ser comprovado nos momentos de regência nas escolas-campo de estágio, em que a interação entre os alunos e os professores ocorreu de modo mais interativo e colaborativo, propiciando momentos de aprendizagem inventiva e confirmando o sucesso das ações e práticas da Educação Matemática Inventiva.
Prêmio Capes de Tese
Os autores das teses selecionadas receberão a premiação que consiste em certificado, troféu, medalha e bolsa para estágio pós-doutoral em instituição nacional para o autor da tese; o orientador ganhará um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil, além de certificado também oferecido aos coorientadores e ao PPG no qual a tese foi defendida.
Os vencedores do Grande Prêmio ganharão uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. O orientador receberá a premiação de R$ 9 mil para participação em congresso internacional e certificado, estendido a coorientador e PPG em que a tese está vinculada.